IMAGENS RELIGIOSAS

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Dia de Comemoração 13 de maio

Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria e que teve a sua origem nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em FátimaPortugal.
De acordo com os testemunhos das três crianças videntes, a primeira aparição terá ocorrido no dia 13 de maio de 1917 ao meio-dia, repetindo-se durante os seis meses seguintes sempre no dia 13 e à mesma hora (excetuando-se o mês de agosto, em que ocorreu a dia 19), até 13 de outubro de 1917.
Na última aparição, identificou-se como sendo “a Senhora do Rosário“, tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Segundo os relatos dos videntes, a mensagem que a aparição apresentou em Fátima foi um insistente apelo à conversão, à penitência e à oração, nomeadamente a oração do Rosário.

O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na freguesia e cidade homónima, no concelho de Ourém, em Portugal.

SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA

Dia de Comemoração 13 de junho

Santo António de Lisboa – Também conhecido como Santo António de Pádua, foi um Doutor da Igreja durante a viragem do séc. XII para o séc. XIII.
Santo António é o padroeiro da cidade de Lisboa (São Vicente é o padroeiro do Patriarcado de Lisboa), sendo também o padroeiro secundário de Portugal.
É igualmente padroeiro da cidade italiana de Pádua.
Nasceu em 15 de Agosto de 1195, em Lisboa.
Faleceu em 13 de junho de de 1231, em Pádua, Itália

Igreja de Santo António é um edifício localizado na freguesia de Santa Maria Maior (), no concelho de Lisboa, Portugal. Encontra-se alegadamente no local da casa onde Santo António nasceu, junto à antiga Porta do Mar, que existia na muralha de acesso ao interior de Lisboa medieval, e assume-se como seu santuário. Ao lado, encontra-se um pequeno museu a ele dedicado.

Manda a tradição que os jovens que tencionam casar, no dia do casamento, visitem a igreja, rezem e deixem flores para Santo António, que é o intercessor dos recém-casados. Na descida para a cripta há um painel de azulejos modernos que celebra a visita do Papa João Paulo II em 1982.